Pesquisar canções e/ou artistas

09 junho 2011

Sucrilhos

As metacanções – as canções que se autodevoram: que cantam a si mesmas – pressupõem um ouvinte com um conhecimento prévio a respeito das questões que elas abordam, sob pena de não entendimento do trabalho estético. O ouvinte pode até curtir, mas não compreenderá as intenções da peça cancional.
Dito de outro modo, ao incorporar citações verbais e ou melódicas de outras canções, as metacanções exigem do ouvinte o acionamento de saberes e, portanto, estimulam um exercício intelectual peculiar: trazem à luz os preconceitos forjados na construção individual do ouvinte para coloca-los em dúvida; forçam a manutenção da subjetividade: da distinção do indivíduo no mundo.
As metacanções lidam com tal artifício das mais diversas formas: seja pela citação direta de um verso, seja modificando (dando novo sentido) a determinado trecho de outra canção, seja recuperando linhas melódicas, seja no gesto vocal do intérprete, etc.
Mas há um processo bem mais sutil: quando uma canção cita algo do mundo real, quando ela amolece os significantes desse mundo, interfere nas imagens pré-organizadas na mente do ouvinte e monta um novo olhar para aquele mundo agora desconhecido. Tudo isso sem perder de vista o primeiro mundo, a fim de que o ouvinte possa estabelecer as relações que assemelham e distinguem os dois.
O exercício não é fácil: dá um nó na orelha - exige o empenho do cancionista, que trabalha com a tradição a fim de recicla-la, e do ouvinte, que precisa suspender a tradição para entender o gesto do cancionista. Kleber Gomes, o Criolo Doido, ou simplesmente Criolo, dá ao sujeito da canção "Sucrilhos" tal tarefa.
"Sucrilhos" (Nó na orelha, 2011), pela própria imagem que o título oferece, lida com aquelas infiltrações do cotidiano que, já devidamente assimiladas, não se deixam questionar. Aqui, leves e com seus corantes artificiais, os sucrilhos querem nos alimentar.
Com alma rap, mas atravessada por diversas sonoridades tropicais, "Sucrilhos" não cai no rancor esterilizante: a canção alcança, pelo trabalho de bordar, colar várias referências do universo comum dos ouvintes - "querer tapar o sol com a peneira é feio demais", "acostumado com sucrilhos no prato, morango só é bom com a preta de lado" -, um nível de compreensão para além da denúncia. Aqui a canção que cantar.
Ao seu modo, o sujeito dá sentido às várias vozes que compõem a cidade e, de viés, constrói uma canção polifônica, um canto paralelo aos cantos (vozes) que ele ouve. Ele percebe que a caoticidade, a polifonia, a mistura sonora são elementos que fazem a cidade ser cidade e investe nisso, sem deixar de apresentar sua ideologia: "Eu tenho orgulho da minha cor / do meu cabelo e do meu nariz / sou assim, sou feliz / índio, caboclo, cafuzu, criolo / sou brasileiro", diz.
Mas quero destacar o punctum metacancional de "Sucrilhos". Ele se revela quando o sujeito da canção diz: "Cartola virá que eu vi, tão lindo forte e belo como Muhammad Ali". Este verso interfere na forma da canção "Índio" de Caetano Veloso - "Um dia (...) Virá / Impávido que nem Muhammad Ali - e cria um novo Cartola, com uma outra intensidade cultural: messias forte e sábio que derá ao rap a levada sambística reveladora e definidora de alegrias possíveis. O Cartola futuro fotografado aqui nos provoca o desejo da materialidade.
Chamando à cena rappers, djs, sambistas, jazzistas, atletas, artistas plásticos, o sujeito de "Sucrilhos" conecta os mundos que sustentam seu mundo. Ao final, inserindo o próprio cantor, numa afirmação da vida típica do rap, o sujeito-indivíduo dispara e coroa: "Criolo Doido não é guarapa / a ideia é rápida mais soma".
Borrando a fronteira entre o sujeito cancional (a voz da canção) e o indivíduo social (a voz por trás da voz da canção), Criolo sublinha que "Di Cavalcanti, Oiticica, Frida Kahlo tem o mesmo valor que a benzedeira do bairro". Tudo soma, tudo lhe atravessa e é por ele atravessado (ele faz o povo cantar com emoção: dá sentido à vida) enquanto faz a própria travessia.



***

Sucrilhos
(Criolo)

Calçada pra favela, avenida pra carro,
céu pra avião e pro morro descaso,
cientista social, casas Bahia e tragédia,
gostar de favelado mais que Nutella
quanto mais ópio você vai querer,
uns prefere morrer ao ver o preto vencer,
é papel alumínio todo amassado
esquenta não mãe se é cabeça de alho,
cartola vira que eu vi, tão lindo forte e belo como Muhammad Ali,
canta rap nunca foi pra homem fraco saber a hora de parar é pra homem sabio,
rico quer levar com nois cê que sabe,
quero ver paga de loco lá em Abu Dhabi.
Eu sou nota 5 e sem provoca alarde,
nota 10 é Dina Di, dj Primo e sabotage.

pode colar mais sem arrastar,
se arrastar favela vai cobrar,
acostumado com sucrilhos no prato,
morango só é bom com a preta de lado.

O planeta jaz e a trombeta do satanás,
Usain Bolt se não correr fica pra traz,
querer tapar o sol com a peneira é feio demais,
e Cocaína desgraça a vida de um bom rapaz,
Trilha Sonora do Gueto Rappin Hood e Facção,
fazem o povo cantar com emoção,
Zona Sul haja coração,
dez mil pessoas numa favela na quermesse do Campão
Di Cavalcanti, Oiticica, Frida Kahlo
tem o mesmo valor que a benzedeira do bairro,
disse que não ali o recém formado entende,
vou espera você fica doente,
canta rap nunca foi pra homem fraco,
saber a hora de parar é pra homem sábio,
vacilo no Jeb é Fio é lona,
Criolo Doido não é guarapa
a ideia é rápida mais soma.

pode colar mais sem arrastar,
se arrastar favela vai cobrar
acostumado com sucrilhos no prato
morango só é bom com a preta de lado

(Eu tenho orgulho da minha cor
do meu cabelo e do meu nariz
sou assim, sou feliz
índio, caboclo, cafuzu, criolo
sou brasileiro)

16 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi a oração "morango só é bom com a preta de lado". O que significaria?

abraços

Anônimo disse...

tambem nao entendi essa oração, mas penso que "preta" seja sua pistola..


Já sucrilhos no prato nao poderia ser uma referencia à cocaina? usualmente "cheirada" em cima de algum prato.

abraços.

Anônimo disse...

"sucrilhos no prato" quer dizer moleza, coisa fácil...

Já o "morango só é bom a preta de lado" tem uma grande questão a parte antes de tentar decifrar.
A "preta" pode ser a namorada ou maconha (preta = maconha / branca = cocaína).
E o que vem a ser morango? Morango vem de doçe/gostoso...
Então pode ser tipo:
So é gostoso/doce com uma mulher do lado.
Ou com uma marijhuana do lado...
Vai saber!
Abraço

Anônimo disse...

Pra mim, "Acostumado com Sucrilhos no prato", faz referência ao moço rico que está, entre outras coisas, acostumado a comer Sucrilhos.
"Morango só é bom com a preta de lado", me parece uma posição sexual - fantasias (morango, Chantilly, chocolate, etc.).
Correção e dúvida... "O planeta jazz é a trombeta do satanás"... é (não e)... Entendi que ele não gosta mesmo de jazz... será?
Abraços!

Anônimo disse...

Numa entrevista ele diz que a "preta" é a empregada que fica ao lado da mesa de refeições de gente rica.
E não é "o planeta jazz".. é o "planeta jaz", ou seja, o planeta morre, definha.

Unknown disse...

o que ele quer dizer com "mas sem arrastar"?

de fato sucrilhos está relacionado com a vida fácil dos riquinhos, ele deixou isso claro em seu dvd gravado no circo voador

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ele quer dizer que o "boyzinho" pode colar na quebrada dele, mas sem arrastar e se arrastar a favela vai cobrar, ai ele menciona "acostumado com sucrilhos no prato", ela se refere ao papai dar tudo o que ele quer.

Anônimo disse...

AS PESSOAS VEEM OBVIO NA LETRA, SE LER A MUSICA. E QUEREM DE ALGUMA FORMA DAR OUTROS SENTIDOS À ELA. COMO O COMENTÁRIO ACIMA JÁ EXPLICA QUE SE REFERE A UMA PESSOA RICA E MIMADA.
AO SENTIREM QUE A MUSICA TOCA NA "ferida".

Anônimo disse...

Alguem leu o artigo antes de comentar ? Mas no geral eh isso, enfase na desigualdade social. Vejam video comentado da musica no youtube, sovdigitsr sucrilhos criolo la. Paz e bem.

Carlos Narciso disse...

"Sem arrastar" é sem fazer feio, sem fazer besteira. Esse é o sentido dessa gíria aqui em SÓ.

Carlos Narciso disse...

SP

Unknown disse...

morango não é gíria pra maconha?
então não significa usar sem se sensibilizar com a questão do tráfico, sem participar da consequência daquilo?

Anônimo disse...

Jkkkk vcs viaja. Morango é órgão genital feminino e por isso que só é bom com a preta de lado ou seja posição propicia ao coito.

Ewerton Moreira disse...

Sucrilhos é uma música sobre divisão de sociedade, pessoas ricas e pessoas pobres, isso fica claro no verso "...avenida pra carro, céu pra avião e pro morro descaso".
Logo o verso do morango é 100% literal. No caso comer morango só é bom quando você é playboy e tem uma empregada preta do lado esperando você dizer o que ela tem que fazer.
Não existe interpretação de maconha e armas e drogas igual falaram aí.

Anônimo disse...

Morango = Playboy