28 janeiro 2014

O que é canção? Kiko Dinucci

Kiko Dinucci

- O que é você para você?
Canção é uma linguagem única, não é poesia cantada, nem prosa, nem música puramente, tem imagens, mas não é cinema, nem pintura, nem quadrinho. Uma canção tem o poder de unir todas essas coisas e ainda te deixar sensações e impressões diversas. Eu não sei explicar a grandeza da canção.

- De onde vem a canção?
Creio que a canção vem muito da fala, de como a acentuação natural dialoga com as melodias. Mas não é só isso. A fala talvez seja a primeira exteriorização da canção. Ela pode vir de uma sensação, de uma vontade, de várias matrizes de ideias.

- Para que cantar?
Para espantar os males. O homem canta desde que nasce, a fala é um canto, tem características melódicas, o primeiro choro de um bebê também é um canto. O homem vive cantando, muitas vezes nem percebe. Essa concepção está na canção Canto Em Qualquer Canto, de Ná Ozzetti e Itamar Assumpção.

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Itamar Assumpção, Paulo Vanzolini, Noel Rosa. Me influencio por eles pelo modo com que criaram o seu próprio jeito de fazer canção, um estilo, uma manifestação original personificada.

22 janeiro 2014

O que é canção? Mauro Aguiar


- O que é canção para você?
Tipo de arte híbrida que faz com que o fio da fala flua sem freio dentro do finito como se fora infinito. Onde o poético cabe no coloquial. Canção é parente de cartaz, ópera, cinema, ilustração. Canção de verdade é coração saindo pela boca.

- De onde vem a canção?
Trovadores? Menestréis? Idade Média? Ou foi forjada como canção industrial, radiofônica, já no século passado? Não sei...

- Para que cantar?
Para afinar o mundo. Para dizer o indizível. Para ter voz própria. Canção é sotaque cardíaco.

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho.
Chico Buarque, Cacaso, Aldir Blanc.
Por que estes? Chico, pela polissemia, pelo humor, pela palavra-valise, pela poesia dentro da fala, da locução. Cacaso pelo misticismo cotidiano, pela língua brasileira, pelo sonho de vida e morte. Aldir, pela loucura, pelo subúrbio, pelo sarcasmo.

15 janeiro 2014

O que é canção? Tatá Aeroplano


- O que é canção para você?
Desde pequeno sempre me liguei nas canções. Ouvia as músicas no rádio, no toca discos dos meus pais e ficava conectado, escutando aquelas canções do Roberto Carlos, dos Novos Baianos, do Raul Seixas, do Elvis, Beatles, Sinhô. As canções me embalavam e aos seis anos de idade eu fiz minha primeira canção e eu me dei conta que meu dom era o de fazer canções, o que faço até hoje.

- De onde vem a canção?
A canção vem de todos os lugares e rincões possíveis. Basta estar com a cabeça boa, conectado e sintonizado com o mundo, com a natureza e com as pessoas. Eu faço músicas compulsivamente e creio que isso se deve por que eu me mantendo conectado com tudo o que acontece ao meu redor.

- Para que cantar?
É uma necessidade natural, gosto de cantar e botar pra fora as canções, é um lance que mexe muito comigo. Me comunico com as pessoas através das canções! Isso pra mim é uma honra imensa!

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Tom Zé. Foi quando eu tive contato com a obra do Tom Zé, tive certeza de que estava no caminho certo! Tom Zé é DEMAIS!
Sérgio Sampaio. Com Sérgio Sampaio aprendi a cantar sem medo e a chorar.
Júpiter Maçã. Amigo e mestre. Com Jupiter aprendi que o mundo é muito mais que o planeta terra ... a música vem também do céu, das estrelas, de outros universos e galáxias
Caetano Veloso. Compositor genial. Caetano tem uma das obras mais incríveis.
As Referências são muitas. Gil, Itamar Assumpção, Bob Dylan, Serge Gainsbourg, Leonard Cohen, Helio Flanders, Peri Pane, Gustavo Galo... São muito mais que 3!

07 janeiro 2014

O que é canção? Bárbara Eugenia


- O que é canção para você?
Eu acredito que canção é o som que te emociona. Que te toca e te leva para outros lugares, te faz conectar com algo. E acontece uma identificação do ouvinte com a música.

- De onde vem a canção?
Vem do coração, vem da alma...
 
- Para que cantar?

Como não cantar? Demorei muito para começar, foi com 28 anos, mas sempre gostei de cantar em casa apesar da vergonha. Não consigo pensar a vida sem cantar. É algo que faz parte como qualquer outra ação de funcionamento do meu corpo.

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Tom Zé: sempre fazendo coisa nova, sempre fazendo coisas, nunca parado. Sem medo de ser feliz, sem dedos para agradar ninguém. Ele simplesmente é aquilo que eu queria ser quando crescesse, sabe?
Radiohead: é a banda que mais gosto, mais me identifico. Apesar de toda a melancolia que não faz muito parte do meu trabalho. O som desses caras me faz chorar, fala comigo de um jeito único.
Beatles: meio óbvio, mas é isso. Ouvi desde que estava na barriga da minha mãe, me acompanhou esses anos todos e continuarei ouvindo, reouvindo, redescobrindo... É muita coisa, muita história, uma evolução de som impressionante. Eram cancioneiros da mais alta qualidade!